Simulador OGG BEERGAME

Sobre o Beer Game

O clássico jogo da cerveja (BeerGame) é um jogo de empresas criado por John Sterman, do MIT Sloan School of Management na década de 60. Seu objetivo é simular o comportamento de uma cadeia de suprimentos com demanda flutuante. Os participantes do jogo podem enviar pedidos de mercadorias para fornecedores, e têm acesso apenas à sua informação local, desconhecendo a informação dos demais elos da cadeia. O jogo tem várias versões disponíveis, que vão desde a versão original para jogar com tabuleiro em cima da mesa, até as versões para jogar online.

Introdução a Gestão da Cadeia de Suprimentos:

Uma Cadeia de Suprimentos é uma rede de opções de facilidades e de distribuição que executa as atividades de desenvolvimento de produtos, procurement de materiais, transformação desses materiais em produtos intermediários e produtos acabados, e distribuição desses produtos acabados para os clientes. A Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma estratégia através da qual esta integração pode ser obtida (Ganeshan & Harrison, 2002)

Acesse o Simulador

Características

Demanda flutuante

O simulador propõe ao participante uma variação na demanda durante a simulação para análise do seu efeito.

Versão gratuita

A versão básica está disponível gratuitamente para que os participantes tenham acesso a um simulador empresarial.

Versão tabuleiro

A OGG disponibiliza uma versão em tabuleiro que pode ser utilizada para aulas ou treinamentos.

Efeito chicote

Ao longo das decisões é possível observar o “efeito chicote”, ou seja, a distorção de procura na cadeia de suprimentos.

Análise Econômica

É possível com os resultados da simulação traçar análises econômicas e financeiras com os resultados da simulação.

Rápida conclusão

Pode ser utilizado em apenas alguns minutos e integrar mais alguns minutos para análises.

A Simulação

Você tem a informações perfeita sobre a demanda do consumidor. Você sabe com certeza que está irá crescer na segunda semana da simulação para 15 caminhões devido a investimento de marketing. A demanda ficará constante para as próximas semana até o final do ano. Seu objetivo é retornar o sistema ao equilíbrio e manter os estoques ajustados em todos os elos da cadeia. Para executar esta tarefa você terá até 50 semanas. Esta tarefa pode ser mais árdua do que você imagina!

Indicação de uso:

A OGG customizou uma versão de livre acesso para uso individual e de rápida aplicação. Está disponível também outra versão em tabuleiro para ser aplicada em treinamentos e salas de aula.

Tempo de Aplicação:

Pode ser realizado em até 60 minutos. Este tempo inclui as decisões e a discussão e análise.

Ranking:

Como resultado na versão básica é apresentado somente quantos períodos foram necessários para que pudesse reestabelecer o equilíbrio da cadeia.

Idiomas disponíveis:

  • Português (Brasil)

Relatórios disponíveis:

Não aplicável na versão básica.

Acesse o Simulador